segunda-feira, 2 de março de 2015

Tutorial I : Adicionar Totais a um gráfico de barras sobrepostas


A seguinte imagem é uma representação do total de vendas da empresa em três semanas com distinção entre vendedores. O tutorial apresentado tem como título "Adicionar totais a um gráfico de barras sobrepostas". O objectivo é adicionar uma etiqueta em cima de cada barra representante do total de cada semana.
Pode encontrar este tutorial clicando aqui.

O primeiro passo é criar uma tabela com os dados que deseja que sejam representados no gráfico, neste caso o valor das vendas de uma loja por semana e por vendedor.
Após criar um gráfico de Colunas Empilhadas seleccione cada série e clique no botão "Add data labels" em cada uma delas.


A série de cima corresponde ao total, logo não queremos que seja visível, mas que os valores sejam vísiveis. Logo, seleccionamos essa série de dados e, com um clique no botão direito, escolhemos a opção "Format data labels". Depois escolhemos a opção "Inside base" para colocarmos os dados na base da série.


Para fazer desparecer a barra seleccionamos a série "Total", com um clique no botão direito seleccionamos "Format data series", depois, em "Fill" seleccionamos "No fill" e em "Border Color" seleccionamos "No line". Como pode ver a sua série irá desaparecer.
O último passo é seleccionar a sua legenda "Total" e clicar no botão "delete" do seu teclado. 

E assim terá o seu gráfico fnalizado.


Sem comentários:

Enviar um comentário